RCBF


Rede Cultural Beija-Flor - Organização

A fundação criança em risco – CARF Brasil iniciou seus trabalhos no Brasil no ano de 1992 com um programa de recuperação de crianças em situação de risco, que em novembro de 2001 foi fortalecida com a inauguração do ECBF – Espaço Cultural Beija-Flor, que está localizada no bairro de Eldorado – Diadema, SP.
Esta Organização Social sem fins lucrativos atende anualmente centenas de crianças, adolescentes e famílias através dos Núcleos - Centros de Referência localizados em diferentes comunidades de Diadema/SP, chegando a quase dois mil atendimentos diretos. Atua como pólo dinamizador e transformador de potencialidades criativas, e como núcleo de preservação dos valores humanos; desenvolve diversas ações nas áreas de educação, expressão artística e cultural, esporte, lazer e entretenimento, meio ambiente, geração de renda, comunicação social, educação nutricional, saúde preventiva e formação pré-profissional; constrói progressivamente em seu entorno, um ambiente seguro e sociável, com programas de cunho preventivo e de continuidade para seus beneficiados. Todas estas áreas e linguagens fomentam e criam mecanismos de fortalecimento das comunidades próximas aos Núcleos –, neles, são desenvolvidas as áreas citadas através de aulas e outras ferramentas de intervenção. Este processo se dá a partir da valorização de importantes ativos como: os comunitários, as organizações públicas ou privadas e o jovem, alimentado pelo desejo de empreender ações de mudanças significativas, a fim de melhorar nossa sociedade, uma combinação de capital humano e social.
O principal objetivo da organização é construir de forma coletiva, integrando todos estes atores, uma extensa e sustentável “Rede Social”, que atue pautada por ideais de justiça, autonomia e consciência social.


PROJETO ASAS DO BEIJA-FLOR

Em 2007 iniciamos o Projeto Transformando Clientes em Cidadãos, idéia que surgiu a partir da vontade de difundir o conceito de que, não há ninguém melhor para mobilizar e transformar uma comunidade do que seus próprios moradores. Somos propagadores desta idéia e o Projeto Transformando Clientes em Cidadãos - hoje chamado de Projeto ASAS do Beija-Flor, promove ações de incentivo a capacitação de jovens, no intuito de formar empreendedores juvenis responsáveis e comprometidos com o desenvolvimento social de suas comunidades.
Paralelo a estas atividades de capacitação, estes jovens vem nos ajudando a construir uma teia emaranhada de desafios e idéias inspiradoras, dentre elas, está a meta de desenvolver cinco projetos, distintos entre si, porém, todos eles com as especificidades de suas áreas voltadas para o desenvolvimento da comunidade do Sítio Joaninha, alvo de nosso primeiro núcleo.
O objetivo é iniciar um processo de otimização e aproximação com a população daquela comunidade, com ações que contribuam positivamente para sua melhoria. Uma formação por mais ampla e diversificada que seja no que diz respeito aos seus conteúdos, não garante dar ao jovem a oportunidade de desenvolver sua criatividade e consciência da responsabilidade de suas ações.
A criação dos Cinco Sub-Projetos nas áreas de Comunicação Social, Geração de Renda, Meio Ambiente, Nutrição e Saúde, permitiu ao grupo reformular dentro de si todos esses conceitos, e recoloca-los de forma diferente no seu dia-a-dia, dentro dos espaços de diálogo e reflexão que criaram para atender as necessidades de seus projetos. Inaugurando em suas vidas um processo constante de busca por conhecimentos, que se acumula e se transforma.