PROJETO

-->
Em 2007 surgiu o projeto ASAS do Beija-Flor, projeto criado pela ONG RCBF - Rede Cultural Beija-Flor, com o intuito de capacitar 25 jovens com perfis de lideranças, fazendo com estes jovens atuassem na própria comunidade. Esses jovens foram divididos em 5 sub projetos,  sendo: Comunicação Social, Educação Alimentar, Saf Saúde, Meio Ambiente e Geração de Renda, com o desafio de implantar os mesmos na região do Sítio Joaninha.

Visita na Comunidade






 



O projeto de geração de renda iniciou em 2005, na ONG RCBF, com o público jovem, por meio de bijuterias. Na época o nome era Bijouteria Beija-Flor, e liderado por jovens da oficina de percussão. Conforme a evolução do projeto, e visando a necessidade do Sítio Joaninha, o mesmo passou por alterações, incluindo um novo público, novas lideranças, modificação do nome e adaptando novos elementos para a geração de renda. 
 Hoje, o projeto é liderado por Jessica e Amanda, que coordenam um grupo de 4 mulheres e 8 jovens que fazem parte do trabalho na produção.  O Arte Brasil desenvolve esse trabalho e tem o projeto como ferramenta de transformação social, levando conhecimento e cultivando os valores de todos esses participantes.


Formação sobre Liderança e Autonomia







-->
O intuito é mostrar diversas maneiras que se pode trabalhar com geração de renda, porém o foco são as BIOJOIAS (Adereços produzidos com recursos naturais), por ideologia e também por termos um mercado específico. As Biojoias e outros produtos serão exportados e vendidos na Noruega, mercado seguro, onde a organização já possui um vínculo.
Com o apoio da organização, as duas jovens - lideranças desse projeto, são responsáveis por toda implantação do mesmo, desde o mapeamento e pesquisa direcionada ao público alvo, até na busca de todos os recursos necessários para o projeto.

Capacitação
Reunião de jovens