A cultura dos nossos antepassados vive até hoje...
Amoa Konoya!
Ibirapuera, Tatuapé, Tietê, enfim, alguns simples exemplos de que a cultura indígena está presente nos dias atuais.
Como um dos objetivos do Projeto Arte Brasil é o resgate dos costumes nativos, o grupo de jovens, juntamente com as mães, visitaram a Casa de Arte Indígena Amoa Konoya, localizada na Rua João Moura 1002, próximo à estação de Metrô das Clínicas.
O trajeto foi muito agitado, principalmente por conta do entusiasmo das mães, que estavam realmente empolgadas com o passeio.
Ao chegarmos, fomos recebidos por uma das proprietárias, a Sra. Silvana, que nos mostrou um vídeo sobre ritos de passagem de algumas tribos indígenas.
Os artesanatos espalhados pela casa possuem desenhos lindos e bem trabalhados, uma grande parte feitos em madeira, e variam de artefatos de uso diário, como armas e utensílios domésticos, até objetos de estética e que são utilizados em datas comemorativas.
Em um outro momento, Sr. Walter, outro proprietário da casa, elucidou o tamanho conhecimento dos povos indígenas, onde os mesmo utilizam recursos da natureza para o seu benefício, ao ponto de, por exemplo, preparar dardos com Curare e ainda saber que o veneno somente mata a presa por asfixia e não contamina a carne; ou ainda, as tribos que constroem barragens sem nenhuma noção de engenharia, utilizando simplesmente troncos de árvores entrelaçados.
Nesta experiência sensacional, pode-se trazer a importância das raízes do povo brasileiro que já estava em posse do país na chegada dos europeus, e que as culturas nativas possuem conhecimentos práticos riquíssimos, muitas das vezes ignorados pelo “homem moderno”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seus comentários sobre esta postágem, ou se preferir, use a caixa de comentários no canto direito-inferior da página! Obrigado!
Arte Brasil